Por que a gente boceja?

Tem gente que só faz no fim do dia, perto da hora de dormir. Outras pessoas fazem muito de manhã, indo para o colégio. Mas tem um pessoal que passa o dia inteiro fazendo. Do que estou falando? De bocejar!

A pessoa inspira o ar, abre o bocão e solta tudo o que tem nos pulmões com um gostoso “Uaaaaaaaa!”. Eu, que sou dos que boceja o dia inteiro, adoro bocejar e não perco uma oportunidade de abrir o bocão. Até porque seria perigoso se eu não fizesse isso.

Como assim? Você não sabia dos perigos de não bocejar? É perigosíssimo! Mas, para saber o porquê, antes você tem que saber o que é um bocejo. E antes de saber o que é o bocejo, temos que saber o que é a fala.

A fala? Como assim? Bom, a fala acontece de uma forma muito particular: a gente pensa nas palavras e elas surgem na nossa boca. Incrível, né? Pois bem, há um “armazém de letras” dentro da gente e é de lá que as palavras saem.

Ao longo do dia, a gente pensa muito mais coisas do que fala. Com isso, o “depósito de letras” vai se enchendo aos poucos. Chega um momento em que não cabe mais nada, uma palavrinha pensada a mais que seja e tudo pode se complicar.

Ouvi a história de um garoto que aprendeu tanto o que falava, que as palavras começaram a sair pelos cotovelos. Tem também a história das menina que de tanto não falar, seus cabelos ficaram em pé e formavam imagens do que ela estava pensando. Um terror para pentear!

Essas histórias são assustadoras, mas não precisam acontecer. Há uma solução bem simples para isso: bocejar. Isso mesmo! Quando você boceja, não faz um gostoso “Uaaaaaaaa!”? Então, assim você está esvaziando um pouco o seu depósito de letras.

Então não deixe de bocejar sempre que sentir necessidade. E também não deixe de falar o que estiver pensando. Principalmente se pensar uma pergunta legal!

Anúncios

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Simone Evangelista
    maio 18, 2012 @ 09:38:19

    Parabéns pela criatividade!!! Minha filha adorou as “explicações”. Seu filho tbm vai adorar e ficar muito orgulho quando entender.
    Abraços e saúde.

    Simone

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Direitos autorais

Contos Infantis Infantil Criança História para Dormir Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes Por que porque como fantasia
Protected by Copyscape Duplicate Content Software
%d blogueiros gostam disto: