Por que o mar é salgado?

A história de como surgiram os mares e os oceanos e de por que suas águas são salgadas é muito triste. É a história de uma desilusão amorosa.

Você sabia que muito antigamente todas as águas do mundo eram doce que nem água de rio? Pois é. Além disso, não haviam mares nem oceanos, apenas rios e alguns lagos. Os bichos podiam andar livremente pelo planeta sem precisar nadar ou voar para isso.

Naquela época, o Sol e a Lua já estavam de namorico. Eles tinham passado vários anos flertando um com o outro, sempre se vendo ao pôr-do-sol e na alvorada. Nessas horas, o Sol ficava vermelho quase rosa de vergonha de falar com a Lua e, por isso, eles passaram tanto tempo só se olhando.

Mas, um dia, durante um eclipse solar, quando a Lua ficou na frente do Sol no meio do dia e eles estavam cara-a-cara no céu, escondidos pela sombra do eclipse, a Lua foi e deu um beijo nele. A partir desse dia, quase todos os dias havia pelo menos um eclipse, solar ou lunar. Eles aproveitavam esse momento para namorar, já que estava tudo escuro.

Porém, aconteceu num dia de o Sol não aparecer para o encontro. A Lua ficou triste de não se verem, principalmente porque eles sempre marcavam o encontro seguinte cada vez que se viam. Sem terem se visto, não sabiam onde estariam no céu na hora do encontro para poderem ficar juntos de novo.

O Sol tentou entrar em contato com a Lua através de algumas estrelas, mas a Lua não queria saber, magoada que estava. Mesmo ele explicando que o desencontro tinha sido por conta do horário de verão, ela não deu o braço a torcer. Aquilo tinha sido claramente uma falta de respeito e ela não conseguia admitir isso.

Apesar de dura com o Sol, a Lua estava arrasada e passava dia e noite chorando. Foi um berreiro só, sem parar, um verdadeiro dilúvio. Aquela aguaceira toda foi caindo na terra e formando os mares e oceanos. Você já provou uma lágrima? É salgadinha, né? Pois as lágrimas da Lua são salgadonas!

Depois de um tempão chorando, a Lua começou a receber reclamações dos bichos. Estava tudo inundado, já não dava mais para andar por todo o planeta por conta dos mares e oceanos que tinham se formado. Tinha até surgido o problema entre os animais de engarrafamento no chão, levando alguns bichos a quererem voar. Se continuasse assim, não haveria mais chão para os bichos andarem.

A Lua percebeu isso e decidiu parar de chorar. Para não ficar mais triste, decidiu aparecer apenas de noite e não esbarrar mais com o Sol. Só que, de vez em quando, ainda acontecem, sem querer, os eclipses. O Sol tenta aproveitar a oportunidade para conversar com a Lua e convencê-la a voltar para ele, mas ela não dá a menor bola. Passa o tempo todo de costas para ele e não diz nem “tchau”.

Ainda hoje, quando tem um eclipse, dá para ouvir o Sol tentando falar com a Lua. Às vezes ele canta, às vezes ele conta piada, e se você prestar bastante atenção, dá até para escutar. Mas, até agora, o sol não teve sorte, tadinho.

Ilustração by Jomar Serpa

Anúncios

4 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Paula
    nov 26, 2010 @ 14:16:43

    Oi Pedro.Adorei as suas respostas fantásticas. É muito gostoso vir aqui e ler as historinhas e logo logo vou apresentar pro meu Samuca quando ele pedir historinhas ou comecar com os porques! Parabens pela criatividade e por esa super imaginacao!

    Responder

  2. Trackback: Como surgiram as cores? « Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes
  3. Trackback: O que é o vento? « Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes
  4. Trackback: Por que a gente chora? « Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Direitos autorais

Contos Infantis Infantil Criança História para Dormir Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes Por que porque como fantasia
Protected by Copyscape Duplicate Content Software
%d blogueiros gostam disto: