Por que temos que comer vegetais?

Essa é uma pergunta que eu já me fiz várias vezes. Toda vez que vejo um espinafre ou uma couve-flor, eu penso nela. Mas a resposta sempre me faz comer tudo direitinho até o final.

Bom, você sabe que fome e vontade de comer são coisas bem diferentes, certo? Não? É verdade! A vontade de comer vem de dentro da nossa cabeça, enquanto a fome vem da nossa barriga. E cada uma tem sua razão de ser.

A vontade de comer é o que faz a gente comer mais do que precisa. É o que nos dá desejo de comer a comida favorita, o bolo da avó, o sorvete da esquina. Ela não tem hora para aparecer e só para depois de saciada. E é tudo culpa do Nhonho.

De quê? Do Nhonho, um bichinho gordinho e de olhos grandes que vive dentro da nossa cabeça. Ninguém sabe direito onde dentro da nossa cabeça que ele mora, mas eu suspeito que seja entre os olhos e o nariz. Ou, pelo menos, é onde fica o meu, porque ele não pode ver nem sentir o cheiro de comida que já cria a vontade de comer. Fica enchendo minha boca de saliva e minha cabeça de desejo até eu comer o que ele quer e ficar satisfeito.

Como o Palavrôncio, ele não come com a boca, ele come com os olhos. Isso significa que ele se alimenta de ver a gente comer. Tem gente que tem Nhonhos muito gulosos que comem muito com os olhos e fazem com que essas pessoas comem muito também. É preciso aprender a controlar o seu Nhonho para que ele não controle você.

A fome, como eu já disse, vem da barriga. Ela costuma ter hora para aparecer. Às vezes, ela aparece junto com a vontade de comer, mas, geralmente, a vontade de comer aparece muito mais vezes no dia que a fome. Foi a fome que, com seus horários regulados, organizou as nossas refeições e disse para a gente para comermos café da manhã, almoço e jantar.

O responsável pela fome, na verdade, é ela: a Cricri. Ela mora dentro da nossa barriga, bem atrás do nosso umbigo. A Cricri é um bichinho bem magrinho que tem uma cabeça com váááárias bocas, cada uma com um formato diferente. Ela passa a maior parte do dia dormindo, mas, quando acorda, ruge que nem um leão!

Sabe aquela sensação de fome que temos? É a Cricri dando cambalhota na nossa barriga, esperando para ser alimentada.

Aliás, alimentar a Cricri não é fácil, não. Com o monte de bocas que ela tem, cada uma precisa de uma comida diferente. Eu ainda não consegui contar quantas bocas uma Cricri tem. Só sei que o melhor para alimentá-la é comer o maior número de cores e formas diferentes.

Como assim? Ora, a Cricri vive dentro da nossa barriga, atrás do umbigo. E é para lá que vai a nossa comida depois que engolimos tudo. Tudo passa pela Cricri. As suas mais diversas bocas com seus mais diversos formatos têm, cada uma, um gosto muito peculiar e único. Uma gosta de coisas verdes em forma de folha. Outra gosta de arvorezinhas brancas. Tem outra que quer comer coisas bem vermelhas. E por aí vai.

Isso tudo não é porque ela come a nossa comida. O que a Cricri come são as cores e as formas da comida que nós comemos. Ela vê o que chega na nossa barriga e cada boca come uma imagem até ficar satisfeita.

Dá até para enganar por um tempinho a Cricri e não dar tantas cores e formatos diferentes para ela se alimentar. Mas chegar uma hora em que a boca que não está sendo alimentada começa a reclamar e aí já viu, né?

Uma vez, eu parei de comer espinafre e couve-flor. Quando as bocas dessas cores e formas começaram a reclamar, foi terrível! Minha barriga ficou estranha, eu fiquei enjoado e não conseguia fazer nada. Só depois que eu prometi para a Cricri que voltaria a comer espinafre e couve-flor foi que as bocas me deram um descanso.

Desde então, eu como de tudo um pouco – mesmo que seja espinafre ou couve-flor. Eu, se fosse você, também comeria tudo o que sua minha mãe põe no prato. Não queira deixar a sua Cricri irritada.

8 Comentários (+adicionar seu?)

  1. petrusrocha
    out 18, 2010 @ 13:14:20

    Responder

  2. Thais Faria
    out 18, 2010 @ 13:21:55

    Adorei Pedro! Me avisa quando você publicar um livro que vou comprar pros meus filhos. Por enquanto você conquistou uma nova leitora fiel.
    Beijinhos pra ti e pra Carol.

    Responder

  3. Carol Sá
    out 18, 2010 @ 13:48:49

    Faço meus os comentários da Thais! Não conhecia esse blog. Amei!! beijo grande.

    Responder

  4. Geli
    out 18, 2010 @ 15:19:28

    Hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!!! Cricri!!!!! O meu Cricri é chato pra dedéu!! Ainda bem que eu curto comidas coloridas, hamburguer é verde, amarelo, vermelho e marrom!!!! rsrsrsrsrsrs

    Mas eu adoro qualquer comida! Mesmo as saudáveis como couve-flor e espinafre!

    Aliás, existe algo pra matar o Nhonho???? O meu tá sem noção! hahahahahahaha

    Responder

  5. jacqueline
    out 19, 2010 @ 16:18:35

    AMEI
    vou contar essa estória pro meu filho…rsrs

    Responder

  6. Carol
    out 21, 2010 @ 15:33:07

    eu gosto mto dessa história!
    aliás, conta pra mim da próxima vez que eu cismar que tenho que comer no Mc Donald’s?!

    beju

    Responder

  7. Sarah
    out 29, 2010 @ 14:31:22

    Muuuuito bom!! Vou guardar essa história na manga pra usar por aqui com um certo pequenino, vai que a Cricri dele invoca de não querer legumes!

    Responder

  8. Trackback: O que é a coceira? « Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes

Deixe um comentário

Direitos autorais

Contos Infantis Infantil Criança História para Dormir Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes Por que porque como fantasia
Protected by Copyscape Duplicate Content Software
