Por que espirramos?

O espirro, geralmente, é resultado de alguma doença: um resfriado ou alergia etc. Só que há alguns espirros que vêm nos momentos mais inesperados e sem motivo. São esses que deixam a gente encucado. Se não estamos doentes, por que mesmo assim espirramos?

O espirro “fora de hora” é um sinal do nosso corpo. Não, não significa uma doença nova que ninguém conhecia. É um sinal beeeem diferente: ele é um sinal de que alguém quer falar com a gente.

Outro sinal é quando nossa orelha fica vermelha e quente. Se sua orelha está vermelha E quente E você tem um espirro “fora de hora”, em alguém precisando falar com você com muita vontade.

Não confunda esses sinais, no entanto, com coceira na palma da mão que só pode significar duas coisas:
1)    Eu você é uma criança que gosta de fazer arte, pintar o sete, deixar tudo bagunçado.
2)    ou Que você passou a mão em alguma erva daninha e vai ficar coçando por um tempão.

Mas como assim “é um sinal de que alguém quer falar com a gente”? Bom, você pode não acreditar, mas há muito tempo atrás, não existia celular. É verdade! E também não existia internet nem computadores. Serinho! Além disso, não havia telefones nem televisores nas casas. Impossível? Não, tudo isso aconteceu mesmo.

Nessa época, pra as pessoas se comunicarem de longe, só havia três maneiras: com um telefone de lata, através de um telefone sem fio e com o orelhofone.

O telefone de lata era duas latas ligadas por um barbante esticado. Era complicado porque a pessoa tinha que entregar uma das latas para a pessoa com quem queria falar e só depois ia para longe dela. As pessoas perceberam que era mais fácil falar com quem queria antes de se afastarem. Além disso, os barbantes que as pessoas tinham eram muito curtos, sendo mais fácil gritar a mensagem de tão perto que ficavam. E quem tinha barbantes bem longos, tinha o maior problema para carregar de um lado para o outro.

Quando as pessoas perceberam que os telefones de lata eram muito ruins por causa do barbante, inventaram o telefone sem fio. Não, não é aquele aparelho que a sua mãe tem na sua casa. Na verdade, não é nem um aparelho. O telefone sem fio funciona quando uma pessoa fala uma mensagem no ouvido da pessoa do lado e pede para ela passar adiante. A segunda pessoa fala no ouvido de quem está do outro lado dela e assim por diante até chegar à pessoa com quem se queria falar a princípio. Isso era problemático porque a mensagem final quase nunca era igual à inicial, as pessoas escutavam errado ou se esqueciam ou se confundiam e a mensagem final era quase sempre muito ouça. Além disso, isso gerava muita fofoca porque todo mundo ficava sabendo o que a gente queria contar para o nosso amigo e espalhavam tudo. E imagina se você quer falar mal de alguém e essa pessoa está antes do seu amigo! Já viu a confusão, né?

Foi aí que inventaram o orelhofone. Esse é um sistema de comunicação que as pessoas de hoje em dia não sabem mais muito bem como funciona. Quando inventaram o aparelho de telefone, as pessoas ficaram tão felizes que se esqueceram completamente como usar o orelhofone.

Só que ele continua funcionando! Só o que sabemos hoje em dia é que os espirros “fora de hora” são os avisos de que alguém está ligando. Ligações urgentes usam as orelhas vermelhas e quentes para se identificarem. Ligações muito urgentes usam tudo.

Pena que a gente não sabe como atender as ligações. Sim, todos sabemos como ligar: é só pensar com muita força na pessoa com quem se quer falar. Com certeza, nesse exato momento, ela vai espirrar ou sua orelha vai ficar vermelha ou quente. Ou tudo junto.

Então, fique atento ao telefone caso um dos sinais se manifeste em você. E pare de mexer em erva daninha ou de fazer travessura para a sua mão parar de coçar!

Anúncios

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Keyla
    ago 31, 2010 @ 15:19:53

    Atchiiiiiiiiiiiiiim!!! Esse tempo seco me faz espirrar tanto que se se alguém tentar falar comigo só vai dar ocupado… rsrsrs!

    atchim, atchiiiiim, atttttttchim!!!

    Responder

  2. Geli
    ago 31, 2010 @ 16:46:13

    Hehehehe, interessante!

    Diz ai pq tem pum que faz barulho e pum que não?

    bjs

    Responder

  3. Trackback: Por que os pássaros cantam? « Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Direitos autorais

Contos Infantis Infantil Criança História para Dormir Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes Por que porque como fantasia
Protected by Copyscape Duplicate Content Software
%d blogueiros gostam disto: