Existem perguntas irrespondíveis?

Talvez. Mas eu gosto de pensar que apenas não sabemos como respondê-las ainda. Acho que com calma, paciência e boa vontade, deve ser possível responder qualquer pergunta. Mas devo admitir que há perguntas que são mega-ultra-hiper-cabeludas e que chegam até a assustar no momento em que são feitas.

Eu tenho um amigo que tem uma filha de cinco anos. Ele é casado com uma professora de jardim de infância, uma pessoa cheia de pedagogias, psicologias e técnicas. Eles decidiram juntos que responderiam todas as perguntas da melhor forma possível para que pudessem ter uma relação de confiança e sinceridade com a filha.

Isso pode até parecer engraçado vindo do mesmo pai do caso do CACAu, mas pais compromissados também têm seus momentos de fraqueza.

Bom, um dia a menina chegou para o pai e soltou com a maior tranqüilidade a bendita pergunta: “Pai, seu bingulim é grande?”

Cara, essa pergunta é cabeluda estilo Valderrama, estilo Jackson 5, estilo Chewbacca!

Meu amigo, apesar do pensamento pedagógico e da veia cômica, ficou sem palavras. Desconversou e esqueceu do assunto.

Não sei como eu reagiria no lugar dele, pego de surpresa com uma pergunta tão complicada. Provavelmente faria o mesmo. A Metade-cara sugeriu dizer algo do tipo “Tamanho não importa” (e eu que pensei que mulheres já nasciam com essa pergunta implantada na mente). Eu acho que a criança ainda era muito pequena para entender essa resposta – ou mesmo para entender a própria pergunta que fez.

Pensando com calma na situação, acho que essa é uma pergunta infantil que gera outras perguntas de adulto: “Por que você quer saber isso?”, “De onde você tirou essa pergunta?” etc. Acho mais importante – neste caso – entender o que está passando na cabeça da criança e explicar o que é que ela está perguntando do que simplesmente dar uma resposta direta, seja ela qual for.

Acho que a pior resposta seria um “Isso é coisa de adulto” ou um “Não é da sua conta”. Esse tipo de atitude, a meu ver, só afasta a criança dos pais como fontes de conhecimento e pode atiçar a curiosidade. Dessa forma, a criança vai querer saber mais do que nunca do que se trata – de um tema que de repente nem queria saber tanto assim, como foi o caso. E pior, vai procurar sobre o assunto em lugares sem o seu apoio ou supervisão: amigos, TV e internet.

Eu espero, se/quando chegar a minha vez, poder ter calma e tratar do assunto com a seriedade, porém normalidade, que ele merece. O coitado do meu amigo ainda não respondeu para a filha (e suspeito que, por ele, nunca responderá). Mas a menina também nunca mais voltou a fazer essa pergunta. Bom para ele.

E você, o que faria no lugar do meu amigo?

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Geli
    ago 25, 2010 @ 00:02:51

    Ui! Nossa, que barra! Vou ver na minha bola de cristal! hahahahaha
    No meu trabalho as pessoas nao te pedem as coisas, elas supoem que vc sabe o que elas querem. Não sou advinha, como poderia saber se ninguém me contou, neam?
    Foi um surto revoltado, nada mais.
    Quanto a essa resposta, acho que ficaria com cara de não sei e tentaria responder, mas nem imagino como.
    beijos

    Responder

  2. Tatiana T
    ago 25, 2010 @ 09:19:29

    Oi Pedro… eu iria pelo mesmo caminho que vc… “pq vc quer saber isso?” – seria a primeira pergunta, com certeza.

    Eu já passei dos 30, e lendo suas histórias, vou lembrando das minhas…
    Sou a mais velha da segunda geração da minha familia, por parte de mãe, e uma vez, eu devia ter uns 13, e a minha prima (2° da lista) uns 6. Ela perguntou pra mãe dela de onde os bebês vinham… minha tia muito “da esperta” falou pra ela perguntar PRA MIM!

    Primeira coisa que eu fiz: “pq vc quer saber?”
    Ela: “pq sim…”
    Eu: o.O

    Dai contei a boa e velha história da sementinha na barriga da mamãe…

    Ela: “Mas como a semente vai parar na barriga da mamãe?”
    Eu: o.O (duplo)
    (continuei): O papai que coloca lá dentro.

    Ela: “Como?”
    Eu: o.O (triplo /e pensando que horas ela ia parar de perguntar)
    (continuei): Ele coloca lá num dia muito especial pra eles.

    Ela: “Um dia especial? Que nem Natal?”
    Eu: Isso! Um dia bem especial, que nem o Natal.
    Ela: “Ah, tá…”
    Eu: (vivaaaaaa, parou de perguntar)

    Hahahahaha… divertido lembrar dessas coisas.

    Abraço pra vc e pra Carol.

    Responder

    • petrusrocha
      ago 26, 2010 @ 11:51:16

      HAHAHAHAH

      Que espertinha a sua tia, hein!

      Devo admitir que essa também é uma pergunta que tenho uma certa preocupação quanto a responder a verdade, mas adaptada à realidade e linguagem de uma criança. Sua saída foi muito boa. Acho que devo seguir mais ou menos por aí também…

      Bjs!

      Responder

  3. Maura
    ago 25, 2010 @ 16:03:56

    Oi Pedro!

    Acompanho o blog da Carol e foi assim que cheguei aqui.
    Adorei a idéia, parabéns pela criatividade e imaginação!
    Um abraço,
    Maura

    Responder

  4. Sarah
    ago 27, 2010 @ 10:47:38

    Ai caramba… sabe que já me peguei pensando em como responder essas perguntas cabeludas pro filhote?? Essa e todas as relacionadas ao assunto, tipo “Cadê seu bingolim mamãe?”… Mas concordo que fugir da resposta ou dizer que é assunto de adulto só atiça mais a curiosidade, não leva a nada. Acho que eu tentaria responder de forma simples, tentando não levar a outra pergunta, como fez a Tatiana aí em cima, no alto da sabedoria dos 13 anos! 😛

    Responder

  5. Trackback: Infantilização da criança ou realismo infantil? « Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes

Deixe um comentário

Direitos autorais

Contos Infantis Infantil Criança História para Dormir Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes Por que porque como fantasia
Protected by Copyscape Duplicate Content Software
