Por que os dentes caem e para onde eles vão?

Essa é uma pergunta dupla bem interessante porque tem uma resposta fácil e outra fantástica. A primeira parte da pergunta pode parecer a mais intrigante para quem está ficando banguela: “por que os dentes caem?”

Os dentes caem porque ficam frouxos na boca e caem de maduro. Como assim? Você já tentou calçar os sapatos do papai ou da mamãe? Percebeu que eles eram muito grandes para os seus pés? Por isso, toda vez que tentava andar, o sapato escorregava e caía, não é? Muito bem, é exatamente a mesma coisa que acontece com os dentes na boca.

Conforme vamos ficando mais velhos, vamos crescendo. A nossa boca cresce junto com a gente. Mas os dentes, não. Então, chega um momento em que o dente fica muito pequeno para a boca e cai.

Isso acontece com todo mundo – principalmente com as crianças que falam muito. A boca das crianças tagarelas cresce mais rápido do que a das crianças caladas. Isso acontece para poder caber tanta palavra dentro. E aí, acaba que, quanto maior a criança (ou quanto mais tagarela ela for), maior a boca; quanto maior a boca, mais rápido os dentes caem.

Mas não se preocupe: cada dente tem um “reserva” esperando para ocupar o lugar do que caiu. Os reservas são maiores, mais fortes e mais bonitos. É só esperar uns dias que eles aparecem.

Mas, se eles caem porque estão frouxos, porque você disse que eles caem de maduros? Nossos primeiros dentes são que nem frutas nas árvores. Quando as frutas estão maduras, prontas para serem comidas, elas caem das árvores e os fazendeiros colhem, mandam para a gente e nós comemos.

É claro que nós não comemos os nossos dentes. Ou não deveríamos, embora tenha algumas crianças que engolem os dentes que caem. Não tem problema engolir, só não tem gosto de nada. Nesse aspecto, nossos dentes não são nada parecidos com as frutas.

Ué, mas então porque eles “ficam maduros” se a gente não come eles? Agora é hora de responder à segunda parte da pergunta: “Para onde vão os dentes depois que caem?”

Muita gente nunca pensou sobre isso, para falar a verdade. Caiu o dente pequeno, eles ficam logo esperando pelo novo, todo bonitão, e se esquecem do velho lá, largado. Ou pior, no lixo.

Bom, tem gente que diz que vem um ratinho dos dentes para pegar o dentinho caído e trocar por um presente. Outras pessoas afirmam que é uma fada quem leva o dente e deixa o presente.

Ninguém sabe direito porque essas coisas só acontecem enquanto a gente está dormindo. Se a gente não dormir, nada acontece. E, dormindo, ninguém vê nada. É preciso entender que os seres fantásticos que habitam o nosso mundo são muito tímidos e medrosos. Se, numa noite, você acordar e vir um deles, finja que está dormindo e não os assuste. Se ficar bem quietinho, talvez dê para ver vários deles fazendo suas coisas fantásticas.

Bom, mas voltando às perguntas: “O que acontece com os dentes? Vem o ratinho ou a fadinha? E o que tem a ver os dentes ‘caírem de maduro’?”

Na verdade, acontece tudo-junto-ao-mesmo-tempo-agora. Como assim? Acontece que cada dente que cai das nossas bocas é um ovo de fadas maduro. De dentro de cada dentinho, nasce uma fadinha. Por isso que eles precisam estar maduros para cair, porque já é a hora da fadinha nascer. Então nem adianta tentar tirar o dente antes da hora pra ver o que acontece; tem que esperar a hora certa.

E os ratinhos? Eles são muito amigos das fadinhas. E como eles são pequenininhos e bem rápidos, as fadinhas pedem ajuda para eles para buscarem os dentes e levarem para um lugar seguro onde a fada possa nascer.
Quem guarda o dente caído bem bonitinho para o ratinho buscar ele agradece deixando uma moedinha ou presentinho ou docinho no lugar – depende do ratinho que você tem na sua casa.

Então, nada de se preocupar em ficar banguela que outros dentes bonitões vão nascer no lugar. E guarde bem seu dente maduro caído para o ratinho pegar e poder virar uma linda fada.

28 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Geli
    ago 17, 2010 @ 18:06:29

    Hahahahahahaha! Eu vou ter um filho só pra poder contar isso pra ele! Hahahahaha! Muito bom! Se o mundo é redondo porquê não caimos quando ele gira? bjs

    Responder

    • petrusrocha
      ago 18, 2010 @ 16:36:38

      Bom, se só pelo meu blog eu conseguir que as pessoas tenham filhos, já valeu a pena!

      E excelente pergunta pra responder! Vou pensar numa resposta legal para dar.

      Obrigado, Geli!

      Responder

  2. Geli
    ago 17, 2010 @ 18:15:08

    Ah e acho que é total verdade o que vc falou sobre crianças q falam mais perderem os dentes primeiro… Acredita que eu, que falo tão pouquinho, já era banguelinha aos 6 anos de idade?

    Responder

  3. Carol
    ago 17, 2010 @ 18:23:20

    adorei tb o coiso de criancas que falam mais e, logo, perdem mais dentes. Assim como a Geli, eu era banguelona por um bom tempo na vida (e tenho fotos leandas desses período pra mostrar, hohoho).

    lindo conto, acho que foi o que mais gostei so far (se bem que o da Caca é muito bom tb, hihihi).

    beijos

    Responder

  4. Keyla
    ago 17, 2010 @ 18:23:56

    Adorei saber o que acontece com os dentes de leite e mais ainda de saber que eles são ovos de fada… agora sei de onde vem as fadas!

    Será que os dentes de leite dos gigantes são resgatados pela dona cegonha e assim nascem os bebês?? rsrsrs… Se for assim, que logo um lindo dente de gigante fique maduro rapidinho, que a sra. cegonha mande uma entrega especial para um casal super fofo que tem lá na Argentina e estão prontinhos para cuidar e contar muitas histórias para esse ovinho.. rsrsrs!

    Voces deviam escrever mesmo um livro.. rsrsrs!

    Responder

    • petrusrocha
      ago 18, 2010 @ 16:40:32

      Olha, Keila, admito que nunca pensei sobre o assunto, mas é algo que teria que ser melhor investigado, hein! Boa dica!

      Obrigado pela força. E, se tudo der certo, esse blog ainda há de virar um livro!

      Bjs!

      Responder

  5. sonhomeu
    ago 17, 2010 @ 21:27:16

    Adorei seus contos… vc tem uma imaginação muito fértil. Parabéns!!

    Responder

  6. paula
    ago 17, 2010 @ 21:58:48

    Minha filha quase caiu dura ao descobrir que os dentes não ficam caindo pra sempre.
    Qd eu contei que o atual dentinho é o que dura pra sempre, ela perguntou: Pq a bisa usa dentadura , então?
    Me ajuda!!!
    bjs

    Responder

  7. Rezinha
    ago 17, 2010 @ 22:41:37

    Adorei esse lance dos dentinhos!!!
    Fiquei lendo e rindo e sonhando e me imaginando contando essa história para o meu filhote, um dia…
    Parabéns pelo blog… Linda iniciativa, lindas histórias, de uma sensibilidade tremenda!
    Beijos,

    Responder

    • petrusrocha
      ago 18, 2010 @ 16:48:12

      Poxa, Renata, que bom que você gostou! Nada me afria mais feliz do que você contar pro seu filhote uma historinha minha!

      Obrigado pelos elogios. Fico sem graça, então não vou comentar muito deles, não, ok?

      Quanto a sua dúvida no comentário seguinte, eu diria que essa é a fadinha que nasce da pá virada. E diria também, que ela tem bons motivos pra isso.

      Bjs!

      Responder

  8. Rezinha
    ago 17, 2010 @ 22:52:05

    Ah, uma dúvida que me surgiu agora: como fica a fadinha da criança que engoliu o dente???
    rsrsrs…

    Responder

  9. Ju
    ago 18, 2010 @ 09:11:44

    hahahahaha achei genial essa história! Alem de ser uma ótima tática para crianças tagarelas!

    Responder

  10. Maiara
    ago 18, 2010 @ 09:52:09

    Oi, Pedro
    Já era leitora do teu blog antigo, aquele que o google deletou (eu não lembro o nome do blog, pq cheguei lá pelo buscador e só voltava lá pelos favoritos). Só sei que foi através do teu blog que achei o blog velho da carol e depois o blog das babys bobeiras, em fim… Mas, agora que tu criastes o respostasfantasticas….. me lembrei de um blog de um professor de física que me deu aula de direito (hehe) o blog não é só para crianças, mas tem algumas perguntas bem legais … confere lá: http://pergunteaoevandro.blogspot.com/

    Responder

  11. petrusrocha
    ago 18, 2010 @ 16:57:18

    Olhaaaaa! Nossa, Maiara, não sabia que tinha alguém que lia meu blog antigo – fora um grupinho de amigos. Que legal!

    Espero que esse aqui também te mantenha ligada nos posts.

    Dei uma conferida no blog que você me indicou e achei super legal a proposta. No entanto, estou tentando não dar respostas tão sérias (e corretas) por aqui. Mas isso já é assunto para um post. Em breve…

    Obrigado pela força e pela sugestão. E seja semrpe bem-vinda neste e em qualquer outro dos meus blogs (o original se chama chiquitmigrana.wordpress.com).

    Bjs!

    Responder

  12. Sarah
    ago 20, 2010 @ 16:28:11

    Sensacional. Vou contar essa pro filhote com certeza.
    Pode colocar o livro no forno que vai ser sucesso garantido!

    Responder

  13. Trackback: Por que minha avó usa dentadura? « Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes
  14. Trackback: Por que rimos quando fazem cócegas na gente? « Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes
  15. Trackback: Por que os adultos são gente grande e as crianças são pequenas? « Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes
  16. Trackback: De onde vêm as cores? « Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes
  17. tania
    jan 28, 2011 @ 10:17:32

    muito obrigada por estas optimas respostas!
    assim quando o meu filhote perg ja sei o que dizer!

    Responder

  18. thais
    jul 01, 2012 @ 20:41:46

    nossa muito legal sou criança e achei muto bacana

    Responder

  19. sofia
    ago 11, 2012 @ 12:03:21

    mas eu deixei o meu dente embaixo do travesseiro e quando acordei no meio da madrugada, e fui para

    o quarto da minha mãe,meu dente não estava mais lá, ela deixou 2,00 e eu escutei a risada dela

    Responder

  20. gabriel
    jun 26, 2013 @ 16:07:04

    poriss
    o que eu vi uma coisa a noite ela ou ele era muito rapido

    Responder

Deixe um comentário

Direitos autorais

Contos Infantis Infantil Criança História para Dormir Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes Por que porque como fantasia
Protected by Copyscape Duplicate Content Software
