O que é a coceira?

A coceira é algo que me intrigou por muito tempo e eu tentei decifrá-la por completo até conseguir. Ao contrário do que possa parecer, a coceira pode não ser causada por um bicho ou ser imaginário. É claro que há piolhos, pulgas, falta de banho e ervas daninha. Mas, muitas vezes, são causadas, na verdade, por defeitos.

Como assim? Pois é, defeitos. Coisas no nosso corpo que deveriam estar funcionando direitinho e que, às vezes, falham e causam coceira. É claro que depende de onde é a coceira para saber que coisa é a que está falhando. As diferentes partes do nosso corpo funcionam de formas diferentes. Por isso, aqui vai um guia para saber o que está acontecendo para você sentir coceira e o que fazer.

Tronco, braços e pernas: Você, às vezes, sente uma coceirinha debaixo do braço ou na perna que vem do nada e que passa tão rápido quanto veio? E a sua mãe diz que é porque você não toma banho há três dias? Bom, pode ser que a sua mãe tenha mesmo razão (afinal de contas, três dias sem tomar banho não é pouco) e você precise de um bom banho. Mas, se depois do banho, essas coceiras doidas continuarem, isso só pode significar uma coisa: seus botões mágicos estão com defeito.

Hein? Botões mágicos? Sim! Lembra dos botões mágicos que as fadinhas colocaram na gente quando éramos bebê? Pois é, eles podem estar com defeito e, ao invés de fazerem cócegas, estão dando coceiras.

Se este for o caso, não se preocupe: as fadinhas já devem estar sabendo do que aconteceu e provavelmente vão consertar tudo enquanto você dorme. O que você pode fazer é dar umas boas gargalhadas sempre que se lembrar. É para que as fadinhas não fiquem morrendo de fome enquanto não arrumam seus botões mágicos e enchem a pança de risos.

Costas: As coceiras nas costas são as piores. Principalmente se você não consegue alcançar a parte que está coçando. É como se a coceira ficasse te zombando até você conseguir uma forma de dar fim nela.

Bom, é claro que também pode ser pela falta daquele banho de três dias (De novo? Você, hein!). Também pode ser por conta de algum mosquito chato. E até mesmo devido a algum defeito nos botões mágicos. Mas, na verdade, na maioria das vezes a coceira nas costas é causada por uma Cuca brincalhona.

As Cucas realmente não costumam procurar crianças grandes ou adultos para brincar, mas tem vezes que elas se lembram de como era divertido quando a gente era pequenininho. Elas olham para gente e vêem aquela criança pequenininha que já fomos (tipo nossa mãe quando nossos amigos vêm na nossa casa e elas decidem mostrar os álbuns de fotos da gente bebê e peladões). Aí elas não conseguem resistir e decidem brincar de novo.

Para não assustar a gente e não termos medo, elas cutucam as nossas costas e ficam dando voltas para não as vermos. Até ela desistir, fica aquela coceira chata fora do alcance incomodando a gente.

Para conseguir que a Cuca pare, tem que dar um susto nela. Grite bem alto cada vez que sentir a coceira chata “Para, Cuca!” Depois é torcer para ela te ouvir, se assustar e ir embora.

Garganta: Quem já não sentiu uma coceira na garganta? Não digo no pescoço, que pode realmente falta de banho (Chega! Vai tomar banho de vez!) ou os botões mágicos com defeito. Eu digo na garganta, daquele tipo que a gente faz “rum-rum” para limpar.

Muita gente acha que é exatamente o tal do “bichinho do rum-rum”. Pode até ser que haja o tal do bichinho, mas eu nunca o encontrei na minha garganta. Sempre que deu coceira na garganta, quem encontrei foi um Lúcio.

Para ser mais correto, encontrei um filhote de Lúcio. Pois é, os seres imaginários também têm filhinhos. E, até eles crescerem, ainda não sabem fazer direito o que os adultos fazem.

É por isso que o filhote de Lúcio não dá soluço. Ele dá é coceira na garganta. Mas não se preocupe que é fácil de tirar um “Lucinho” da garganta: é só tomar um copo de água bem refrescante. E não precisa nem ser de cabeça para baixo, viu?

Cabeça: As coceiras na cabeça, se você perguntar para a sua mãe, ela vai dizer que é piolho, caspa ou falta de banho. Para algumas pessoas, eu até concordo (Você não, que já tomou banho, né? Muito bem!), mas muitas vezes pode ser outra coisa completamente diferente.

Eu entendo as mães acharem que é um piolho. Afinal de contas, nossas cabeças podem estar cheias de bichos mesmo, dentro e fora dela: piolhos, pulgas, nhonhos etc. Mas a verdade é que essas coceiras são causadas por outra coisa que nossas mães dizem que temos nas cabeças: caraminholas.

O que são “caraminholas”? São idéias! Mais precisamente, idéias malucas. São idéias muito loucas, criativas, fantásticas que estão presas dentro das nossas cabeças e que precisam sair. Se não saem, dão coceira.

Para fazê-las sair, só é preciso brincar. Ou ler. Ou escrever. Ou cantar. Enfim, é só deixar a sua imaginação solta. E quando a sua mãe falar para você deixar de ter caraminholas na cabeça, explique para ela que você precisa brincar, então. Senão coça.

About these ads

5 Comentários (+adicionar seu?)

  1. juliana
    jan 05, 2011 @ 15:08:36

    Pedro,
    Pelo visto vc não tem coceiras…!
    Eu li no blog da Carol que vcs estão na espera do filhote… Que legal!
    Agora não vai te faltar inspiração nunca!
    Tudo de bom pra vcs!
    beijos,
    Ju e Pedro.

    Resposta

  2. Claudia
    jan 05, 2011 @ 22:29:37

    Como sempre, nos fez dar boas risadas, Pedro. Valeu. xx

    Resposta

  3. anne
    jan 10, 2011 @ 16:26:48

    magico!
    cheguei aqui pelas bobeiras da carol e amei! demais!
    já vou linkar para voltar sempre… vivo cheia de perguntas sem respostas!
    bjos

    Resposta

  4. Jhon@
    ago 02, 2012 @ 20:22:13

    kkkk muito loko legal kara !! parabéns

    Resposta

  5. gilberto
    set 16, 2013 @ 22:20:16

    achei muito legal ! escrevi corretamente meu e-mail mas.. me negaram(para escrever corretamente meu e-mail) EU o fiz e..tive que cancelar..por que ?? ñ sei

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Direitos autorais

Contos Infantis Infantil Criança História para Dormir Respostas Fantásticas para Perguntas Intrigantes Por que porque como fantasia
Protected by Copyscape Duplicate Content Software
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 634 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: